Modelagem 3D, rápida e simples. / by Davi Sales Studio

Bom dia pessoal,

 

Envolvido com alguns jobs de ilustrações para animações publicitárias e algumas capas de livros tive pouco tempo para trazer novidade ao blog e a fanpage, porém, a demora será bem recompensada com um dica bem legal.

 

Bem, quem gosta de modelagem com 3D??

 

O resultado final de um 3D é maravilhoso, acho muito legal essa transposição da arte tridimensional para o meio digital, entretanto, trabalhar com 3D sempre foi um bicho de sete cabeças. Os programas sempre foram muito complicados e o trabalho extremamente demorado. Mas, hoje a coisa mudou bastante, pelo menos para quem quer fazer modelagem 3D, o Zbrush trouxe muito mais facilidades para a modelagem e com isso ficou muito mais natural fazer um personagem em 3D, por exemplo. Sim é verdade, porém, quando dizemos que o Zbrush é fácil, pode-se entender que ele é "muito facinho", não é não, eu mesmo já tentei trabalhar com ele várias vezes e não lembro nem de ter conseguido um resultado mínimo razoável.

O Zbrush tem muito comandos, ele é mais natural para o uso que os outros, mas você tem que conhecê-lo muito bem para começar a ter algum resultado e isso dá muito trabalho e leva muito tempo.

Agora vem a notícia, existe um programa chamado SCULPTRIS, que primeiro foi desenvolvido por um grupo independente e depois comprado pela Pixelogic (a mesma do Zbrush), ele tem sistema bem simples de trabalhar com 3D.

É uma esfera que você vai moldando, pondo massa, cavando nela e alisando, como no mundo real.

São bem poucas as ferramentas do aplicativo, mas você pode obter um grande controle do resultado com apenas umas 2 horas de estudo. Na interface do programa já vem umas dicas de uso e atalho e tem o manual completo na pasta de instalação.

O Sculptris é muito leve, ele tem uns 20 mb, se não me engano e o trabalho feito pode ser exportado para trabalhar em outro programas, como no próprio Zbrush.

Espero que a dica valha para quem gosta de 3D e não sabe por onde começar.

 

Ahhh, fiz a modelagem de um personagem meu para usar como referencia de posição para desenhar, isto é apenas um esboço, para finalizar demora ainda muitas horas de modelagem para refinar tudo, segue o resultado.

 Link do Sculptris
http://www.pixologic.com/sculptris/

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www.davisales.com.br

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