Textura para iniciantes. / by Davi Sales Studio

Oi pessoal,

Hoje é uma sexta feira chuvosa em Recife eu estou me preparando para viajar a trabalho, mas antes, vou deixar uma coisinha para vocês “matutarem” durante o fim de semana. Como o iniciante deve fazer texturas em seus trabalhos?

Bem, então vamos por um ponto inicial na conversa. Você é iniciante? Então leia. Você não é iniciante então leia, mas já saiba que este post é uma pegadinha!

Continuando. Se você quer aprender realmente a fazer um trabalho de qualidade, então esqueça as texturas, não, elas não são fundamentais no trabalho do ilustrador, conheço muitos que não usam praticamente nenhuma textura e são geniais.

Mas e para você que quer aprender a pintar realisticamente ou hiper realisticamente, bem, aí sim, as texturas são muito importantes, porém, tudo há seu tempo. Você mesmo se classificou como iniciante, eu avisei!

Se você quer ser um bom pintor realista, hiper realista ou quer que suas pinturas saltem aos olhos do observador, então você vai precisar aprender a simular texturas, mas antes você precisa aprender algo mais importante, bem, não é mais importante de fato, mas você tem que dominar antes da textura. A luz e sombra!

É fundamental que você domine a luz e sombra. Estes dois elementos vão determinar a identidade do seu trabalho, eles que vão dar o alicerce para você fazer a textura sobre ele.

Vejo muito trabalho na net de gente que aprendeu um monte de "coisinhas" e fazem um monte de texturinhas legais nas suas pinturas, mas elas não têm uma boa volumetria e por isso, para um olho mais atento, o trabalho é fraco.

Não é importante saber qual o "brush" esse ou aquele pintor usa, a menos que você tenha o trabalho com a estrutura no mesmo nível dele. Eu já consegui resultados semelhantes com “brushes” diferentes do photoshop. Dedique seu tempo a olhar as "massas", o volume da figura, onde bate mais luz e onde bate menos.

Sabe qual a maior diferença entre os dois estágios da pintura a abaixo?
O tempo! A grande diferença de um para o outro é somente o tempo que investi para chegar ao resultado final. Mas a estrutura estava lá, desde o início, as massas de luz e sombra estavam definidas e com isso, me dando suporte para a aplicação de cor e textura.

DICA: Veja tudo no geral e também as partes.
quando você estiver fazendo o sombreamento de uma pintura, mantenha o desenho no seu monitor de forma que você possa ver tudo, não amplie para ver tudo de perto, isso vai fazer você errar na determinação de onde terá mais luz que outro.
Lembre, quando houver uma fonte de luz vinda de cima, provavelmente a área mais clara da testa do seu personagem será mais clara que a área mais clara do pescoço dele. As áreas de luz precisam se valoradas de acordo com a exposição que elas têm a luz.
Fazendo o sombreamento com a visão ampla e equilibrando corretamente as áreas de luz e sombra permite que você tenha maior domínio quando for ampliar para fazer os detalhes.

Espero ter ajudado! Bom fim de semana a todos.

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