Tilt-shift / by Davi Sales Studio

Fala pessoal,

Hoje é segunda e graças a Deus abriu um sol maravilhoso, ontem a chuva foi miserável!

Não sei se todos conhecem o efeito tilt-shift, é um treco invocado que deixa fotos, principalmente panorâmicas, como se fossem fotos de maquetes. Alguma propagandas já usaram o recurso e tem muita gente fazendo fotos assim por aí.

De fato o efeito é muito interessante e extremamente divertido, além de imagens estáticas e possível produzir vídeo com o mesmo efeito.

Veja alguns exemplos nesse link:

https://www.google.com/search?q=tilt+shift&hl=en&client=firefox-a&hs=Kgk&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=imvnsar&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=-MvxT-2jKY-E8QSNxej_AQ&ved=0CGQQsAQ&biw=1920&bih=950

Tá, mas o que isso tem a ver com ilustração? Sei lá... hehehe, brincadeira, sei sim.

Fiquei imaginando se isso poderia ser aplicado em ilustrações e como ficaria o resultado. Peguei umas ilustrações que fiz para o cliente http://www.sixtant.net/site/ e testei, de forma simples, o efeito de tilt-shift para ver o resultado, achei interessante.

O que você acha do resultado? Manda sua opinião.

Mas só mostrar a foto é pouco? então senta que lá vem a história.

Sabe como fazer o tilt-shift? Não? Tem duas formas, até onde eu sei, uma é com equipamento fotográfico especial e outra com aplicação de filtros em programas de manipulação de imagem, ou seja, photoshop.

Faça um teste você também:

1 - Escolha uma foto ou ilustração panorâmica, imagens em closes, plano americano, etc. não funcionam. De preferência tem que ser uma imagem distante e vista de cima

2 - abra a imagem no photoshop e tecle na letra "Q". Depois escolha a ferramenta de gradiente e selecione a opção "reflected gradient" fica na parte superior do lado esquerdo (photoshop cs4).

3 - clique na figura, arraste e solte, gerando uma área vermelha em degradee na posição horizontal, se precisar, refaça o gradiente até que fique marcado exatamente no local onde você quer o foco de sua imagem. O degradee vermelho é por que sua imagem está no modo máscara.

4 - Tecle novamente na letra "Q" e depois vá no menu "select" (seleção) e escolha "inverse" (inverter).

5 - invertida a seleção, vá ao menu "filter" (filtro), depois "blur" e escolha e depois "Lens blur".

6 - ajuste como você achar melhor, marque preview para ir vendo as mudanças.

7 - Dê ok e veja o resultado.

8 - Se precisar tecla ctrl+z e refaça os passos até achar o melhor resultado.

Essa é uma forma de fazer o efeito de forma simples, mas você pode ir melhorando o processo usando "layers", fazendo recortes etc. ouze e se divirta!

Grande abraço e continuem indicando o blog e a fanpage!

http://www.davisales.com/blog/

https://www.facebook.com/EstudioDaviSales