Zé Limeira e a Filosomia 001 - Bolinho de Carne Seca / by Davi Sales Studio

Baixe a história aqui:

Em CBR (você vai precisar instalar o CDISPLAY para ler este arquivo) (baixe aqui)
Em PDF

Este post ajuda a compreender melhor a história, suas referências e elementos subliminares, alguns itens relatados aqui podem ser considerados "SPOILER", portanto leia a história antes de ler este material.

Esta obra não é uma reprodução fiel de quem possivelmente foi Zé Limeira e nem do Zé Limeira descrito na obra de Orlando Tejo (Zé Limeira, O Poeta do Absurdo). É uma interpretação pessoal da personagem com toques de aventura e muito surrealismo.
Para conhecer mais de Zé Limeira use os links abaixo:

Zé Limeira no Wikipedia
Documentário O Homem que Viu Zé Limeira no Youtube
Documentário Na Estrada com Zé Limeira no Youtube
 

Na historia - Bolinho de Carne Seca

Página 2 da história
 

As últimas palavras do Balão Fazem referência a um conto de Guimarâes Rosa - A hora e a Vez de Augusto Matraga - no Livro Sagarana.
Veja o Filme no Youtube
Ouça a Música composta por Geraldo Vandré para a trilha deste filme

Página 2 da história

O Primeiro quadro da página três tem uma venda com o nome de Zé Qualquer e Chica Boa, uma homenagem a dois poemas de Jessier Quirino, Parafuso de Cabo de Serrote (ouça no youtube) que descreve uma venda (budega) de interior e Zé Qualquer e Chica Boa (ouça no youtubr).
Neste mesmo quadro tem personagem figurante com um porca (mealheiro) na mão, este figurante faz referência ao personagem de Ariano Suassuna João Grilo no Alto da compadecida, que faz diversas estripulias para conseguir a porca do dote de casamento. Os aspectos físicos são inspirados nos ator Matheus Nachtergaele Veja no youtube

Página 4 e 5 da história

pagina4e5_1.jpg

Entre as páginas 4 e 5 vemos estes balões que é parte inicial do dialogo narrado entre dois violeiros desafiantes na obra Desafio - Auto da Catingueira (ouça no youtube)

Página 5,6 e 7 da história

Estes balões tem versos atribuídos a Zé Limeira, você pode ouvi-los na interpretação de Vital farias no Youtube
Falcão também compôs e gravou uma música - Prodologicadamente - insperada nestes versos de Zé Limeira, ouça no Youtube.

Estas são as principais referências desta primeira história de Zé Limeira e a Filosomia.
Se você quiser fazer uma crítica, um elogio, sugestão ou qualquer outra coisa, deixe seu cometário ou nos envie uma mensagem pelo nosso formulário lá em cima.